Não é novidade que nós da Soul adoramos um desafio que estime trazer áreas de convivência para as cidades. Então, foi com muita alegria que topamos o desafio proposto pela Numen Produtora de criar parklets literários para 04 cidades diferentes desse Brasilzão. Isso mesmo, parklets com área pública para biblioteca coletiva que qualquer pessoa pode pegar e trazer livros, muito incrível né? Vamos contar tudinho para vocês ficarem por dentro do projeto.
Etapa de concepção
O desafio foi grande pois o projeto pré-aprovado em Lei de Incentivo a cultura tinha alguns itens obrigatórios, tais como: espreguiçadeiras, área para biblioteca para comportar 100 livros, painel solar, bicicletário e área pet. Além disso, cada parklet seria instalado em uma cidade diferente – São Paulo, Goiânia, Crixás e Belo Horizonte – que não apenas possuem contextos diferente, mas também seriam patrocinadas por empresas diferentes.
Portanto, o projeto precisaria abranger esses itens, além de ser adaptável para se adequar a realidade de cada cidade que receberia o parklet e transparecer a identidade visual do patrocinador correspondente.
A primeira solução encontrada para atender o projeto foi trabalhar com modulação. Essa estratégia, além de facilitar na fabricação em massa dos quatro parklets de uma vez (sim, levamos muito em conta a etapa de fabricação na hora de concepção dos nossos projetos), permitiria diferentes montagens para atender cada uma das cidades. Por isso, desenvolveu-se o parklet em 03 módulos, sendo eles:
Módulo de Convivência com bancos e espreguiçadeira (Soul Urbanismo, 2021)
Módulo duplo com biblioteca e bancos (Soul Urbanismo, 2021)
Banco, bicicletários, bomba de calibrar pneu, painel fotovoltaico e painel personalizado (Soul Urbanismo, 2021)
Os módulos contribuíram para a personalização de cada parklet para cada cidade e suas marcas patrocinadoras correspondentes. Além disso, o painel personalizável também foi uma estratégia para trazer essa identidade para cada uma das cidades, como exemplo de Belo Horizonte, onde o painel exalta os buritis, característicos da região, e o de Crixás que traz o Babaçu.
Outra solução projetual foi a de utilizar o guarda corpo do parklet, item característico dos nossos parklets, como biblioteca. Dessa forma, com elementos de iluminação e paisagismo, a biblioteca teve o protagonismo que merecia no projeto, afinal ela é a base de tudo!
Parklet Literário Belo Horizonte, patrocinadora Usiminas (Renca Produções, 2022)
Escolha dos materiais e detalhes do projeto
A segurança dos livros foi um foco nesse projeto, já que eles estariam em um ambiente aberto, exposto a sol e chuva. Dessa forma, a solução adotada foi de trabalharmos com nichos de placa ecológica, comumente chamadas de ecotop, fechadas com porta de acrílico.
O ecotop é um material que há tempos nós da Soul Urbanismo viemos aplicando nos nossos parklets. É uma placa feita com resíduos de embalagens, com um visual muito interessante e que, além de sustentável, é muito resistente a intempéries! Assim, por seus benefícios, além dos nichos, ele também foi utilizado nas floreiras e nos fechamentos de todos os mobiliários.
Parklet São Paulo, patrocinadora Total Energies (Soul Urbanismo, 2022)
Os parklets deveriam ser abrangentes em seus usos, como dito antes, adaptáveis para cada lugar que seriam instalados, para isso foi necessário pensar formas que fossem confortáveis para uma permanência englobante. Então, para chegarmos a inclinação ideal da espreguiçadeira, fizemos testes na hora da fabricação, onde três pessoas de estaturas muito diferentes testaram o uso (uma pessoa de 1,50m, outra de 1,80m e outra de 1,93m). Dessa forma, realmente colocando a mão na massa, experimentando e testando, que chegamos na inclinação confortável para as três pessoas, uma prática comum na Soul, aprender com a experimentação até chegar no resultado esperado.
O paisagismo também foi pensado com carinho. Trabalhamos com espécies resistentes as intempéries, mas também volumosas, que trouxessem o destaque necessário que o projeto exigia. Por exemplo, em algumas cidades até conseguimos trazer as cores do patrocinados na escolha do paisagismo.
Por fim, acrescentamos tomadas e wi-fi, tudo alimentado pelo painel fotovoltaico agregado ao projeto. Toque de tecnologia, atendendo as demandas atuais de uso e permanência, sem perder o cuidado com o todo.
Parklet Crixás, patrocinadora AngloGold (Numen Produtora, 2022)
Expansão do projeto
O parklet de Crixás foi instalado em Março, o de Belo Horizonte em Abril e acabamos de inaugurar o parklet de São Paulo no último dia 05 desse mês de agosto. O parklet de Goiânia está em processo de aprovação e aproveitamos para anunciar que o projeto teve uma expansão e será instalado em Campina Grande- PA e em Florianópolis – SC! Bora conquistar esse Brasilzão e levar livro e espaço público do Oiapoque ao Chuí rs.
Acho que contamos tudinho desse projeto que foi tão especial para nós da Soul, mas se tiver alguma dúvida adicional pode deixar nos comentários ou nos enviar por e-mail. Para nós da Soul é uma alegria criar um espaço que transparece tanto o que acreditamos, a rua como espaço de convivência e encontros. Esperamos que esse projeto seja cenário para muitas histórias e que as pessoas sejam impactadas e criem uma relação afetiva com a cidade por meio da troca dos livros. De fato, acreditamos numa cidade educativa, democrática e viva a rua!
Texto: Adriane Fernanda Silva
CEO e Gestora de Projetos Soul Urbanismo
Confira os vídeos da inauguração dos parklets
Crixás – Anglogolg: https://www.youtube.com/watch?v=OcwgJVyAj_4
Belo Horizonte – Usiminas: https://www.youtube.com/watch?v=AEtxlknYV6s&t=104s
São Paulo – TotalEnergies: https://www.youtube.com/watch?v=lHm-QyTTko4&t=55s
O que é parklet ?
https://soulurbanismo.com.br/o-que-e-parklet-2/
Reportagens inauguração parklets literários
https://www.pracadaliberdade.com/parklet-literario-com-biblioteca-espreguicadeira-e-wi-fi-gratuito/
Sorry, the comment form is closed at this time.