Projeto RUAS SP e o potencial dos espaços abertos

A pandemia do covid-19 alterou muitos aspectos do nosso comportamento, inclusive a forma com que nos relacionamos com os espaços urbanos e como ocupamos nossas cidades. Dessa forma, uma das principais mudanças foi a preferência por áreas abertas no período de flexibilização e isso trouxe um grande impacto para o setor de comércio e varejo. Desse modo, o projeto RUAS SP da Prefeitura de São Paulo surgiu para mostrar o potencial dos espaços abertos como uma resposta para essa demanda.

 

Desde o início da pandemia, a Soul Urbanismo canta a bola sobre a relevância dos parklets para contribuir com a retomada do comércio de forma mais segura. Inclusive, falamos sobre isso nesse textinho: https://soulurbanismo.com.br/parklets-e-o-retorno-a-vida-urbana-apos-o-covid-19/. Nesse meio tempo, não é que isso virou uma ação da prefeitura de incentivo para a retomada do comércio em São Paulo?

 

Em 2021 a prefeitura de São Paulo lançou o Projeto RUAS SP, permitindo instalação de extensões temporárias para atendimento dos bares e restaurantes. Nesse sentido, os parklets já implementados também podem ser adaptados para se enquadrar no projeto e serem utilizados para atendimento.

 

Parklet Ruas SP - Lolla

Foto: Projeto Ruas SP – Lolla Meets Fire (2021)

 

Ruas SP | Entenda o Projeto

 

O Projeto RUAS SP, permite aos bares e restaurantes instalarem mesas e cadeiras em extensões temporárias na rua. Portanto, o projeto possibilita o uso do espaço público para atendimento de seus clientes. Incrível né?

 

Contextualizando um pouquinho mais, o projeto foi lançado em abril de 2021, a partir da experiência com o projeto piloto implementado nas regiões do centro de São Paulo denominado “Ocupa Rua”. Assim, após a experiência positiva do projeto piloto e após uma consulta pública, a prefeitura lançou o RUAS SP que foi ampliado para toda a cidade na fase de retomada econômica do setor de bares e restaurantes estabelecida pelo Plano São Paulo. Dessa forma, o projeto tem o objetivo de reduzir os riscos de transmissão da COVID 19, evidenciando o potencial dos espaços abertos no cenário pós pandemia.

 

Foto: Projeto Ruas SP – Lolla Meets Fire (2021)

 

Como funciona?

 

Primeiramente, os estabelecimentos interessados devem verificar se o endereço já está incluso no RUAS SP. Hoje já são mais de 170 ruas autorizadas. Mas, caso a rua do ponto comercial ainda não esteja contemplada pelo projeto, os estabelecimentos poderão se cadastrar no site da prefeitura e enviar manifestação de interesse para análise. O cadastro é totalmente online e gratuito.

 

Em seguida, após a aprovação do endereço, a segunda etapa é a avaliação do projeto do espaço. Essa etapa também é realizada de forma virtual. A adesão ao Ruas SP é opcional e o custo para instalação do projeto será dos estabelecimentos.

 

Em contrapartida aos investimentos, para ajudar a viabilizar a iniciativa, o município autorizou a inserção de marcar e logotipos de patrocinadores, respeitando a lei Cidade Limpa. Vale destacar que os projetos só poderão ser implementados após a emissão do  Termo de Permissão Eletrônica (TPE), que é a liberação de uso do espaço pela Prefeitura.

 

Ainda ficou com dúvida quer saber mais sobre o passo a passo desse Projeto? Entre em contato com a gente, nosso time está prontinho pra te ajudar nesse processo. =)

 

Texto: Camila Labella

Gestora Comercial Soul Urbanismo

 

Projeto Ruas SP, entenda mais.

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/licenciamento/servicos/index.php?p=308717

 

O que é parklet ?

https://soulurbanismo.com.br/o-que-e-parklet-2/

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

× ☁️