Soul das Galaxias

Soul das Galáxias: Um evento de encher o coração de esperança

19.10.2017 foi de fato uma data marcante para nós da Soul Urbanismo. Foi o dia em que demos um enorme salto para frente. Foi o dia em que debatemos sobre gênero, sobre machismo, sobre tudo aquilo que nos incomodava e estava preso há tanto tempo em nossas gargantas.

 

Nunca foi fácil ser mulher, e ninguém um dia nos disse que seria. Mas não sabíamos que enfrentaríamos tantas dificuldades no mundo dos negócios somente por termos nascido assim: mulheres.

 

Não imaginávamos que clientes nos chamariam para sair ou que fornecedores pediriam para ‘falar com um homem da equipe’ por não nos levarem a sério. Não imaginávamos que apelidos como “lindinha”, “princesa”, “meu amor” e afins se tornariam parte da nossa rotina profissional, assim com tanta naturalidade. Não imaginávamos que seríamos tão diminuídas e que nos sentiríamos apenas um objeto em tantas situações. Não imaginávamos que nossa aparência por vezes seria tão mais importante do que nosso intelecto, infelizmente. Não imaginávamos nada disso.

 

A verdade é que você nunca acha que vai acontecer com você, até que acontece a primeira, a segunda, a terceira vez: e em nenhuma destas vezes você sabe como agir. É uma mistura de vergonha com raiva. Bate um desespero por não saber o que responder, e um desespero maior ainda por ter que ouvir calada. E, por fim, você engole seco e fica com aquela situação presa na garganta por dias, até que outra destas acontece e o ciclo se repete. Parece tão natural, né?

 

Mas não deveria ser. Não deveríamos ter que passar por nada disso apenas pelo fato de sermos mulheres. E foi exatamente por isso que surgiu o evento “Soul das Galáxias”: para discutirmos tudo que está errado no universo corporativo e aprendermos a dar a volta por cima. Para compartilharmos experiências, histórias de vida e de superação. Sabíamos que nada daquilo estava certo e que precisávamos colocar este assunto em pauta. Era mais do que hora de discutirmos sobre o papel da mulher no universo dos negócios. Precisávamos ouvir, aprender, entender, expor, tirar da garganta.

 

974ED8C2-F15C-4034-93A4-B59C46C796B1

 

Assim, o evento contou com uma mesa com dez mulheres incríveis (Alcely Barroso – IBM; Alessandra Andrade – FAAP; Assahi Lima – BUNKKA; Camila Ono – SENAC; Magda Duro – Mackenzie; Nátaly Bonato – WeWork; Tatiana Oliveira – ENGEMON; Valéria Santos – VERGAFER; Valquíria Cassiano – SENAC; Vivi Duarte – Plano Feminino) além de convidadas mais do que especiais. E cada uma compartilhou sua história conosco. Foi lindo ver mulheres de tantos lugares diferentes, com as mais diversas histórias se abrindo de uma forma tão real, tão inspiradora. E foi impossível conter o choro. A cada depoimento nos enxergávamos de alguma forma naquela história, naquela situação, naquela angústia – e os olhos de todas encheram-se de lágrimas.

 

Mulheres que tiveram vidas difíceis, mas mesmo assim conseguiram dar a volta por cima; mulheres que aprenderam a falar não e souberam se posicionar em meio a tantas atitudes machistas; mulheres que lutaram muito e fizeram a diferença.

 

IMG_3691

 

Foi inspirador – não só para nós da Soul Urbanismo, mas para todas que estavam ali presentes – ouvir cada obstáculo superado, cada história de machismo que foi revertida, cada tombo seguido de um empurrão para levantar. E foi maravilhoso ver onde cada uma conseguiu chegar, apesar de todos os pesares dessa vida. Foi uma luz no fim do túnel.

 

“Durante o evento pude me sentir representada e inspirada pelas várias mulheres que deram depoimento, tanto pelas dificuldades que enfrentam enquanto mulheres no mundo do trabalho como pelas metas e realizações pessoais alcançadas por cada uma. Foi como um presente, um clareamento de passos futuros a serem dados.” (Michaela Araújo)

 

“É muito inspirador ouvir tantas mulheres com histórias de superação, desafio, quebra de paradigmas, que deram e estão dando certo! Isso serve de combustível para que nunca desistamos dos nossos sonhos e que deve partir de nós o anseio e a ação para efetuar as mudanças que queremos ver no mundo!” (Ana Carolina Nunes)

 

E foi lindo também ver nossos meninos se emocionando com as histórias. É inspirador ver como a cada dia que passa eles buscam aprender um pouquinho mais sobre igualdade de gênero: estão sempre nos questionando, buscando informações, debatendo e sendo extremamente justos e abertos conosco em qualquer situação. É lindo ver os homens que a Soul – e a vida – está formando. Dá uma sensação de dever cumprido, sabe?

 

“Me senti envergonhado por fazer parte da linha dos homens, mas muito feliz por ser um homem naquele momento e poder me alimentar de todas as palavras ditas por elas. A Soul das Galáxias não foi somente ontem, nós vivemos isso todos os dias porque somos muito bem representados aqui dentro.” (Reverton Calazan)

 

Por fim, este evento significou mais um grande passo na história da Soul Urbanismo. Não imaginávamos que seu impacto seria tão grande e que seria tão emocionante, mas foi. Foi lindo de ver, foi inspirador, mas ao mesmo tempo foi triste saber que precisamos de eventos como este em pleno século 21. Foi triste ver que a igualdade de gênero ainda está longe de ser uma realidade em tantos aspectos da nossa vida cotidiana.

 

“É um privilégio imensurável trabalhar em um local que se preocupe em realizar um evento que promova o empoderamento de suas mulheres e, mais do que isso, de fato empodere mesmo as mulheres da empresa, não fazendo distinção de cargos e salários entre gêneros, e eu sou o maior exemplo disso” (Rafaela Santos)

 

Mas durante este evento, mais do que nunca, percebemos o quanto é importante que estejamos todas juntas, lado a lado, lutando por aquilo que acreditamos e quebrando paradigmas e tabus da sociedade. E esperamos que este seja somente o primeiro de muitos eventos incríveis que realizamos com um propósito tão nobre!

 

“Soul das Galáxias foi o evento mais surreal que eu pude participar. Me sinto extremamente privilegiada por ter tido a oportunidade de ouvir mulheres tão incríveis… Que mulheres! Ainda não consigo mensurar o sentimento que carrego! Hoje transbordo inspiração e força. Unidas somos mais fortes! Obrigada Equipe Soul Urbanismo, vocês são maravilhosos!” (Juliana Villar)

 
Veja também o depoimento de Alcely Barroso sobre como foi o evento! https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6327297585312735232

Evento - Soul das Galaxias

Com carinho (e ainda emocionada),
Marcela Céspedes – realizadora Soul Urbanismo<3.

Sem comentários

Postar um comentário