parklet santander

O que são Vagas Vivas?

Devido ao excesso de urbanização e as cidades extremamente populosas ficamos muitas vezes carentes em relação à espaços públicos, foi pensando nisso que surgiu uma ideia, áreas que anteriormente eram dedicadas a vagas de estacionamento se transformaram em mini praças com espaços de convivência, denominados Vagas Vivas, também conhecidos como Parklets mundialmente.

 

Trata-se de uma extensão de calçada, onde são construídas estruturas a fim de criar espaços de lazer e convívio que anteriormente havia vagas de estacionamento, também conhecidos como parklets.

 

Esses Parklets podem ser equipados por bancos, floreiras, mesas e cadeiras, guarda-sóis, aparelhos de exercício físico, paraciclos ou qualquer elemento que venha contribuir para o conforto e recreação.

 

Amigos usam para bater um papo na hora do almoço, senhoras podem parar em uma área verde para descansar de uma caminhada, crianças podem brincar, qualquer pessoa que estiver passando por ali pode sentar admirar a paisagem e depois voltar para a correria do dia-a- dia ou até optar por ficar ali mesmo e curtir um dia ensolarado.

 

O mais interessante é que segundo a prefeitura de São Paulo enquanto duas vagas de estacionamento se zona azul são utilizadas por 40 pessoas por dia, um Parklet atende 300 pessoas neste mesmo período.

 

Vale-se lembrar que uma vaga de estacionamento pública é usada exclusivamente por quem tem carro, enquanto o Parklet pode ser usufruído por todos, inclusive por esses motoristas, ressaltando o uso do solo com democratização.  A ideia é ampliar a oferta de espaços públicos, promover a convivência na rua o que gera maior interação social entre a comunidade e principalmente torna bairros mais humanizados. Assim, um novo cenário para as ruas está sendo construído, dando mais vida à cidade, permitindo um ambiente melhor para se viver.

 

Saiba mais na matéria sobre os Parklets: http://pavementtoparks.org/parklets/

 

parklet manteigaria

Parklet Manteigaria Lisboa (rua Pamplona, 674)  – Soul Urbanismo

 

As instalações e desinstalações são simples, rápidas e feitas com materiais sustentáveis, componentes modulares e pré-fabricados que são fixados no local, não atrapalhando o tráfego e nem poluindo o ambiente com lixos e entulhos.

 

Como surgiram?

 

A Vaga-Viva surgiu em em São Francisco, nos EUA, em 2005, com o nome de “Park(ing)” um trocadilho entre parking (estacionamento) e park (praça),com o intuito de transformar um espaço dedicado ao automóvel em uma ‘’mini-praça’’, usando o solo com igualdade.

 

Em 2011 mais de 50 unidades foram implantadas em São Francisco e começaram a ser adquiridas em diversas cidades norte-americanas. Já no Brasil o conceito surge em 2012 e sua implantação ocorre em Agosto de 2013, nos bairros da Vila Buarque e Itaim Bibi primeiro como teste.

 

A avaliação positiva da população sobre os Parklets fez com que a Prefeitura de São Paulo transformasse a ideia em política pública.

 

A facilidade de implantação, seu tamanho relativamente pequeno, baixo custo de instalação, manutenção e remoção, por ser de natureza temporária e pelas parcerias entre a prefeitura, comunidade e empresas privadas são vantagens que cooperam para a sua existência.

 

Sem contar que a implantação de um Parklet em frente a um comércio atrai pedestres e clientes em potencial, estudos em Nova Iorque projetam 14% no aumento no consumo das lojas em frente ao estabelecimento. goo.gl/Iqdj21

 

E pensando, quem não quer um cantinho desse para curtir totalmente de graça a qualquer hora do dia, sete dias por semana?

 

Vale a pena investir no tempo, curtir e aproveitar as belezas e oportunidades que se tem em meio à selva de pedra em algum momento, esquecendo os afazeres e preocupações que se vive nem que por alguns minutinhos.

 

Para conhecer Parklet mais próximo de você na Capital de São Paulo acesse: goo.gl/h9A9l6

 

Manual da Prefeitura em: goo.gl/869CDe

 

Conheça nossos parklets: soulurbanismo.com.br/parklets/

 

Sem comentários

Postar um comentário