público convivendo

5 Intervenções para Estimular a Convivência Urbana

 

Você que anda pelos grandes centros urbanos, já percebeu quantos espaços foram criados para proporcionar uma sensação de bem-estar em seu cotidiano? Ou ainda, vive reclamando que nas grandes cidades não existem mais gestos de gentileza? Na maioria das vezes, as sutilezas do entorno passam despercebidas!

 

Quando falamos de gentileza urbana, entendemos que tratamos das relações interpessoais e, imediatamente associamos a atitudes, gestos, ações que podem ser praticadas no nosso dia-a-dia, são elas: Ajudar um idoso ou um deficiente visual a atravessar a rua, jogar lixo nos locais adequados, ser cortês ao cumprimentar as pessoas ou, ao pedirmos algo, pronunciarmos um “por favor” e agradecer ao sermos amparados e claro, quem nunca viu a cena em um transporte público, em que alguém cede seu assento a um idoso ou uma grávida que esteja em pé no ônibus.

 

Normalmente, são atitudes simples, que nem sempre são colocadas em prática por todos, e demonstra que aderimos a estranha relação de que damos apenas aquilo que recebemos” (e olhe lá), característico de um mundo exclusivista e egocêntrico. É fundamental que hajam intervenções que proporcionem uma nova percepção sobre a cidade, para um convívio saudável e harmônico, tendo como consequência a preservação dos espaços urbanos, a melhoria nas relações interpessoais e o sentimento de pertencimento a sociedade.

 

Em comemoração ao Dia da Gentileza (8 de novembro), listamos algumas 5 ações e intervenções, para que você possa experienciar o quanto uma cidade como São Paulo, pode ser gentil:

 

1 –  Espaços de Convivência:

SOUL URBANISMO - PARKLET OSCAR FREIRE II BACIO DI LATTE-53

foto: arquivo Soul Urbanismo

 

Além dos Parques e Praças disponíveis na cidade de São Paulo, os Parklets também são espaços públicos de convivência e lazer, criados para que você possa desfrutar da cidade durante a pausa para o almoço, para ler um livro ou para simplesmente contemplar o momento! Você é quem decide!

 

2 – Vias Abertas:

12322412_1151381681569053_5883464049468379954_ofoto: http://www.naosoogato.com.br

 

A Avenida Paulista é um exemplo de via aberta aos pedestres e é um grande acontecimento para a cidade de São Paulo, não só pela interrupção do trafego de carros em uma importante avenida da cidade, mas principalmente, por ter dado tão certo e por trazer pessoas de todas as regiões da cidade para uma mesma região aos domingos! É lindo de se ver a pluralidade cultural nesse encontro dominical!

 

3 – Caminhadas urbanas:

 

Toda quinta-feira, ocorre caminhada noturna pelo centro de São Paulo. O ponto de encontro é o Teatro Municipal às 20h, o passeio dura 2 horas.

Durante essa caminhada, você poderá apreciar o centro da cidade sob uma perspectiva incomum: sua iluminação! Ainda que você conheça o Centro da Cidade e passe por ele todos os dias, vale a pena conhecer alguns marcos de São Paulo em sua visão noturna.
O grupo sai devidamente identificado e supervisionando todo o trajeto da caminhada e, o melhor: é de graça!

Você pode saber mais em: https://www.caminhadanoturna.com.br/programacao.htm

Caminhada noturnafoto: Eli Kazuyuki Hayasaka

 

4 – Vila Madalena e sua veia cultural:

Beco-do-Batman-12-830x556

foto: Ling Ge – http://cdn3.lostateminor.com

 

A Vila Madalena, tem sido cada vez mais lembrada quando o quesito são… bares?! Não! O bairro tem sido cada vez mais famoso pela pluralidade de eventos culturais (shows, saraus, espaços culturais a céu aberto – o Beco do Batman, por exemplo). Todos os finais de semana algum evento acontece e grande parte deles, são de graça!

 

5 – EVENTOS CULTURAIS:

WhatsApp Image 2017-11-15 at 23.09.26

foto: Rafaela Santos

 

Em toda a cidade, sempre tem algum evento cultural acontecendo, na faixa! O evento da imagem foi a VII Mostra 3M de Arte, que contava com apresentações musicais, oficinas, enriquecendo as discussões e conceitos novos mostrando ao público uma visão sempre inusitada da arte contemporânea desenvolvida a partir de plataformas digitais e promovendo assim um intercâmbio de arte e tecnologia.

 

Saiba mais em: http://www.mostra3mdeartedigital.com.br/containerart/

 

Sempre vale a pena checar a programação de eventos da cidade e descobrir que existem coisas maravilhosas acontecendo e muita gente do bem querendo mudar a perspectiva de que em meio a selva de pedra em que vivemos, existe sim lugar para compartilhar experiências e convivências.

 

Texto: Rafaela Santos <3
Realizadora Soul Urbanismo

 

Sem comentários

Postar um comentário